“Vamos transformar esse espaço em um ponto de geração de emprego e renda para os carirenses” disse Fábio ao assinar reforma de galpão industrial

Com a obra, estimada em R$ 890 mil, provenientes do tesouro estadual, o espaço será reativado, trazendo novos empregos para a região e diversificando a economia regional

Para impulsionar o desenvolvimento socioeconômico do estado e ampliar as oportunidades de emprego e renda, é fundamental atrair novos empreendimentos industriais que fortaleçam ainda mais a economia local. Comprometido com isso, o governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, esteve, nesta segunda-feira, 9, no município de Carira, agreste central sergipano, para assinar a Ordem de Serviço destinada à reforma do galpão industrial que abrigará as instalações da indústria calçadista catarinense Di Valentini. A empresa já havia firmado um Protocolo de Intenções para a área em fevereiro deste ano.

A reforma do galpão será conduzida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, da Ciência e Tecnologia (Sedetec) e da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Sergipe (Codise). O investimento para a obra está avaliado em R$ 890 mil, provenientes do tesouro estadual e já assegurados.

O galpão já foi palco de atividades industriais no passado, tendo abrigado a indústria calçadista Azaleia. Porém, com essa reforma, o espaço será reativado, trazendo perspectivas de emprego e renda para a comunidade local, que historicamente possui forte ligação com o setor calçadista. Após a instalação da nova indústria, estima-se que 1.000 empregos serão gerados na localidade. Além disso, o empreendimento fomentará o setor industrial, promovendo a diversificação da economia regional, objetivos fortemente abraçados pela gestão estadual.

O governador Fábio Mitidieri enfatizou a importância desse projeto para o desenvolvimento da região e afirmou que a parceria com a indústria Di Valentini é um passo significativo na busca por oportunidades econômicas e no fortalecimento da indústria sergipana. Mitidieri também contou que esteve a frente durante o período de negociação com a empresa até o fechamento da parceria.

“A instalação de uma indústria neste galpão é um pleito antigo da população de Carira. A empresa que estava planejada para se estabelecer aqui, naquela época, desistiu do projeto, e desde então assumimos o compromisso de buscar outra empresa interessada em ocupar essa área. Realizamos visitas a várias empresas e viajei até Santa Catarina para conversar com a calçadista Di Valentini, que já firmou um protocolo de intenções conosco. Mas, era necessário realizar melhorias na estrutura do galpão para que a empresa pudesse se acomodar, e é exatamente isso que estamos iniciando hoje com a ordem de serviço”, afirmou o governador.

Mais emprego, mais renda

Fábio também fez questão de enfatizar o compromisso estabelecido desde o período eleitoral, de gerar mais emprego e renda para o povo sergipano. “Vamos transformar esse galpão em um ponto de geração de emprego e renda para a população de Carira porque nosso governo assumiu o compromisso de levar oportunidades de emprego, não só para os carirenses, mas para toda a população sergipana”.

Segundo o secretário da Sedetec, Valmor Barbosa, a assinatura da Ordem de Serviço para esta obra representa o empenho da atual administração estadual com o crescimento econômico sustentável e a criação de empregos, consolidando-se como um polo industrial promissor no cenário nacional. “O governo almeja a criação de empregos locais no município. Nossa expectativa é que a empresa esteja instalada até março”, completou.

Melhorias significativas

O galpão, que possui uma área de aproximadamente 3.800 metros quadrados, passará por uma série de melhorias, incluindo a reforma da recepção, guaritas, sanitários, setor médico, estacionamento coberto, reforma de esquadrias e estruturas metálicas, além de serviços de pintura, entre outros.  A empresa responsável pela execução da obra é a Sollo Empreendimentos, vencedora da licitação. Após a assinatura da ordem de serviço, a empresa terá um prazo de até 120 dias para concluir a reforma, abrangendo não apenas o galpão, mas também as áreas circundantes. “A estrutura abrange cerca de três mil e oitocentos metros quadrados que serão submetidos a um processo de reforma. Estamos plenamente conscientes da grande expectativa envolvida nesse projeto e da nossa responsabilidade em executá-lo”, afirmou Sérgio Saad, sócio-administrador da Sollo.

Para o prefeito de Carira, Diogo Machado, é a oportunidade de geração de emprego e renda para a população do município. “É um momento de grande felicidade e alegria para toda a população de Carira que recebe a visita tão significativa do nosso governador, que veio dar a ordem de serviço para a reforma deste galpão onde antes funcionava uma antiga fábrica e, agora, será uma nova indústria que vai criar oportunidades de emprego. Isso representa um passo fundamental para o desenvolvimento de nosso município”, disse o prefeito.

Novas oportunidades

O pecuarista Adeciso Santos, morador de Carira, expressou sua alegria ao saber da instalação da nova indústria. “Nós só temos a agradecer, essa indústria vai gerar no mínimo 500 empregos e quando se emprega 500 pessoas, vai beneficiar umas duas mil pessoas ou até mais, além de atrair outros negócios e movimentar o comércio local. Quando vem um benefício desse para nossa cidade, a gente tem que ficar agradecido porque vai beneficiar muita gente.”

Já o lavrador Antônio Messias, que também reside em Carira, complementou dizendo que empreendimento vai ajudar a movimentar a economia da região. “É muito bom ter essa indústria para gerar emprego para a população de Carira. É ótimo porque vai movimentar a cidade e vai criar renda pra todos os municípios.”

Presenças

A solenidade de assinatura contou com a presença do vice-governador e secretário de Estado da Educação e da Cultura (Seduc), Zezinho Sobral, o senador Laércio Oliveira, o secretário de Estado da Casa Civil (SECC), Jorge Araujo Filho, o secretário de Estado do Governo (Segov), Cristiano Barreto, o presidente da Codise, Ronaldo Guimarães, o deputado Federal, Fábio Reis, entre outras autoridades.

Inauguração Centro de Excelência em Educação de Simão Dias

Ainda nesta segunda, 9, o governador Fábio Mitidieri inaugura, em Simão Dias, o novo Centro de Excelência em Educação Profissionalizante Professor Udilson Soares Ribeiro, junto com o vice-governador e secretário de Estado da Educação e da Cultura (Seduc), Zezinho Sobral. O moderno centro de ensino estadual terá como foco a formação de profissionais na área de saúde na região centro-sul de Sergipe. Essa obra representa a 22ª entrega na área da Educação pelo governo em 2023.

Última atualização: 9 de outubro de 2023 13:57.

Pular para o conteúdo